Pra quem não sabe, segue a sinopse:
Zack sempre sonhou com uma realidade parecida com o universo dos livros e filmes de ficção científica. Por que nunca acontecia algo fantástico que pudesse trazer um pouco de aventura à sua vidinha mais ou menos? Então, de repente, ele vê uma nave espacial. E, mais estranho ainda, ela é idêntica à do seu videogame preferido. Agora, suas habilidades ao joystick serão fundamentais para salvar a Terra da destruição!
Bem, deixa eu deixar claro algumas coisas. Eu adoro o Jogador Número 1. Amo. Mesmo. Não, não jogo. Posso não entender metade dessas referências, mas para uma pessoa que acha fielmente que nasceu na geração errada, esse livro é um ode a época que, infelizmente, não nasci. Não traz profundos conhecimentos, nem tem uma história sem furos, muito menos perfeita. Adoro a maneira como ele escrever, o desenvolvimento dos personagens e como coloca todas essas referências dos anos 80 ao acaso, dando leves pinceladas e te deixando louca. Eu o amo e é assim que as coisas são. ^^
Quando divulgaram a sinopse do Armada a primeira coisa que pensei é, "Nossa, que clichê". Acho que um pouco influenciada pelo Insignia, que estava lendo no período. (Entendam, trabalho na área do cinema, preciso ser crítica.) Mas, como boa fã pensei que ele saberia escrever e colocaria sua mágica nesse livro também. Bem, pro meu desprazer, ele não colocou.
O livro é óbvio no início ao fim. As grandes descobertas são banais e dedutíveis. O personagem principal é raso e fraco, mas muda de uma hora para outra, terminando o livro como um cara corajoso, com plena visão no futuro. Diferente do Wade, do Jogador N° 1, que você acompanha seu desenvolvimento. Não consegui criar grandes laços com os outros personagens.
Devido ao sucesso do primeiro livro, ele tenta seguir os mesmos preceitos e força a barra com as referências. Sendo um pouco irritante (sério, tem um alienígena viciado em cultura pop!)
Então, na minha humilde opinião, um livro que distrai. Leia quando não tiver nenhum livro decente, nenhum filme bom e não estiver com sono!

ola,eu decidi comprar o livro por causa de sua critica, para ,mim o jogador numero um,tem um estilo de referencias parecido com o de o guia de um mochileiro das galaxias.
ResponderExcluirobrigado
se possível futuramente acessar meu blog para ver minha critica.
www.guilherme11w.blogspot.com
Espero que tenha gostado do livro mais do que eu! Também adoro o guia! ^^ Beijão!!
ExcluirNão concordo com seu comentário,o livro Armada pode até ser meio óbvio(pq nos inundaram com tantas referências alienígenas),mas de forma alguma é tão inferior ao Jogador N 1, o personagem é um garoto cheio de dúvidas como um garoto de 19 anos costuma ser, muitas situações ocorreram nas quais ele não estava preparado(quem estaria?), por isso ele teve que amadurecer rápido. O livro pode não ter sido tão bem escrito como o Jogador,mas é muito bom. Recomendo que leiam pois é uma ótima leitura.
ResponderExcluirOlha César, eu confesso que escrevi essa crítica logo depois de ler o livro e estava bem irada. Esperei demais e me decepcionou um pouco. Concordo que tudo que o personagem passa não deve ser fácil. Mas não foi meu estilo de livro. Obrigada por comentar!
ExcluirNão concordo com seu comentário,o livro Armada pode até ser meio óbvio(pq nos inundaram com tantas referências alienígenas),mas de forma alguma é tão inferior ao Jogador N 1, o personagem é um garoto cheio de dúvidas como um garoto de 19 anos costuma ser, muitas situações ocorreram nas quais ele não estava preparado(quem estaria?), por isso ele teve que amadurecer rápido. O livro pode não ter sido tão bem escrito como o Jogador,mas é muito bom. Recomendo que leiam pois é uma ótima leitura.
ResponderExcluirOlá, achei a sua resenha muito interessante. Comecei a ler o livro há poucos dias, e após esta e outras críticas, estou me preparando psicologicamente para não criar grandes expectativas. Também sou bem apaixonado por Jogador Nº1, mesmo não jogando quase nenhum vídeo game em todos os meus 19 anos. Me apaixonei pela escrita do autor. Obrigado por me preparar para o que eu irei encontrar no livro Armada.
ResponderExcluirAchei a história fraca. O livro tem muitos altos e baixos.
ResponderExcluir