22 janeiro 2021

Comer em público

Desde a paralisia, comer tem sido um problema.

Antes, eu só queria comer quando estivesse sozinha, o que era difícil com uma mãe superprotetora, que achava que se ela não me vigiasse o tempo todo era capaz deu entrar em combustão espontânea e explodir. Detalhe, eu tinha 26 anos na época e 3 irmãos mais novos!

Depois percebi que se eu não quisesse morrer de fome, tinha que comer. Mas só na frente da minha família, ou de pessoas muito próximas. Até hoje evito sair pra não ter que encarar o fator comida. Mas já posso dizer que saio sozinha e como, se for necessário.

Minha boca é meio torta e quando eu mastigo ela se abre um pouco do lado direito. Um aborrecimento sem fim. A comida cai ou fica balançando, e o pior, eu não sinto o lado direito, então não percebo!

Agora eu tenho algumas soluções pra isso:

1 – Em casa eu tiro a camisa. Sim, eu como sem roupa. Isso evita que suje e me estresse. O bom é que o meu marido não reclama.

2 – Quando não quero me preocupar muito com a sujeira, (também conhecida como “não posso tirar a camisa senão vou ser presa por atentado ao pudor”) eu uso uma roupa escura, ou com desenhos grandes e coloridos, assim a mancha passa quase imperceptível.

3 – Só como sopa quando estou sozinha. Nem nada muito líquido. É nojento de se ver, então é melhor ficar só para si.

4 – Comer bem próximo ao prato, porque, caso caia, cai no prato. Eu lembro de quando eu era pequena e minha mãe falava que isso fazia parecer que estava morta de fome e não tinha educação. Desculpa, mãe, mas isso agora me ajuda.

5 – Uso muito guardanapo, sempre, pra limpar a boca. Se uma parte dela está sempre aberta, imagina a sujeira que fica. Sei que desde pequena sempre achei extremamente necessário usar guardanapos, minha mãe fala que eu usava um diferente a cada garfada. Hoje em dia eu compro daqueles grandes, que servem bolo em festa e tento usar só um por refeição. A natureza agradece.

6 – Eu sou destra, mas como não consigo comer mais com a mão direita, então tive que aprender a comer com a esquerda. Isso ajudou bastante.

7 – Evito certos tipos de alimentos e priorizo outros. Por exemplo, adoro espaguete, mas ele é aquele que se enquadra em comidas que ficam penduradas e não sinto, então, sempre que dá, eu evito e priorizo massas que não caem tanto, como penne.

Agora, quando estou sozinha, libero geral e como o que der na telha. Mas sem camisa! Suja-lá é realmente algo que me estressa.

Vou dizer que comer ainda tem sido algo que me estressa um pouco, eu me sinto as vezes como um bebê que não consegue comer direito. Mas tenho tentado não ligar muito pra isso, apesar de ser difícil. Trabalho em home office e estou tentando um outro trabalho que é presencial e já estou sofrendo por antecedência com a ideia de me verem comer.

Sim, eu sei que não devo ligar para o que os outros pensam, mas me aceitar é um processo e estou ainda no início!

Nenhum comentário:

Postar um comentário